Consulta pública do Relatório de Avaliação Ambiental Preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio das 8 áreas potenciais para lançamento de procedimento concursal para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de Lítio.
Parecer da Junta de Freguesia - Prospeção e Pesquisa de Lítio
No âmbito da comemoração do Dia da Floresta Autóctone, no passado sábado, a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros promoveu uma ação de voluntariado, que culminou com a plantação de dezenas de árvores (castanheiros e nogueiras) no Largo Dr. António Barge.
O nosso agradecimento a todos que participaram nesta ação de cidadania ativa que, para além de preservar, embelezar e proteger o meio ambiente, visou sensibilizar a sociedade para a adoção de práticas mais sustentáveis.
Na Junta de Freguesia de Vilar de Mouros está disponível um abaixo-assinado, preparado pela COREMA, contra a prospeção de lítio na nossa região.
Temos também instruções para a participação na Consulta Pública de Avaliação Ambiental Preliminar do Lítio, de modo a auxiliar quem quiser participar individualmente.
Participe, o seu contributo é fundamental!
Assembleia de Freguesia de Vilar de Mouros
Câmara Municipal de Caminha
Assembleia Municipal de Caminha
Apesar do ano conturbado que foi 2020 e das restrições que implicou a todos os níveis, nomeadamente o financeiro, a Junta de Freguesia de Vilade Mouros, com muito esforço, levou a cabo e concluiu algumas obras com relevo para a freguesia, das quais se destacam a pavimentação dos Caminhos do Torrão e do Agrelo.
Encontram-se abertas as inscrições para recenseadores no âmbito do Inquérito Piloto 2020 de preparação do XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação (Censos 2021) em todas as freguesias do município de Caminha.
Até dia 15 de março, os candidatos podem formalizar a sua candidatura no seguinte endereço da Internet https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_rh_recentrev&contexto=re&selTab=tab1
A Junta de Freguesia foi informada, no passado dia 15 de janeiro, pela Direção-geral do Património Cultural, da abertura de um procedimento de classificação de Gravuras Rupestres do monte de Gois, localizadas em Vilar de Mouros.
Estas gravuras, insculturas gravadas em penedos, onde pontificam, entre outros elementos, espirais e pequenas covas (covachos), representam um marco importante para a região, uma vez que atestam os primórdios da nossa comunidade, pelo menos desde o segundo milénio antes de Cristo. Trata-se, portanto, de um Património de valor incalculável para todos nós.